dj sniff | improfe.stream
Takuro Mizuta Lippit (dj sniff)
Músico | Curador | Improvisador
Takuro Mizuta Lippit, também conhecido como dj sniff, é músico e curador atuante no campo das artes eletrônicas experimentais e da música improvisada. Seu trabalho musical parte de uma prática singular que combina DJing, design de instrumentos e improvisação livre. Ao longo dos anos, colaborou com artistas como Evan Parker, Otomo Yoshihide, Martin Tétreault, Koichi Makigami, Jaap Blonk, ErikM, Paul Hubweber, Tarek Atoui, Ken Ueno e o duo Senyawa.
De 2007 a 2012, foi Diretor Artístico do STEIM (Studio for Electro-Instrumental Music), em Amsterdã, onde coordenou pesquisas, programas de residência artística e uma intensa programação de concertos. Entre 2012 e 2017, foi Professor Visitante na School of Creative Media da City University de Hong Kong. De 2020 a 2022, atuou como Professor Associado no Departamento de Estudos Globais da Kyoto Seika University.
Atualmente, está baseado entre Tóquio e Los Angeles, onde segue como Co-diretor do Asian Meeting Festival (AMF), festival internacional que desde 2005 promove o encontro de práticas experimentais em música no contexto asiático. Também leciona como professor convidado na Kyoto Seika University e na Universidade de Artes de Tóquio (Graduate School of Global Arts). É membro do grupo Shared Campus Global Pop Cultures e da Telematics Summer School, ligada à Universidade de Artes de Zurique.
Seus projetos já foram apresentados em festivais como CTM Berlin, Warsaw Autumn, Flow Festival Helsinki, March Meeting Sharjah, Jazz em Agosto Lisboa, REWIRE Den Haag, Taipei Arts Festival, entre muitos outros. Suas composições e gravações foram lançadas em diversos formatos e por selos do Líbano, Reino Unido, França, Alemanha, Eslováquia, Hong Kong, Malásia, Taiwan e Japão.
Seus trabalhos mais recentes incluem:
Parallel Traces of the Jewel Voice (2022) e
The Inverted Listening of Explosive Enemy Aircraft Sounds (2023),
obras que investigam o papel crítico dos discos fonográficos durante a Segunda Guerra Mundial no Japão e em seus territórios colonizados.
Também produziu mixtapes conceituais em colaboração com musicólogos japoneses:
Real / Fake Japanese Music from 1914~1980 (2022)
Japanese Pop Natures 1934~1985 (2023),
encomendadas pela Global Pop Culture Magazine.
Em 2023, apresentou performances e trabalhos comissionados em instituições como LACMA (Los Angeles), C-LAB (Taipei), Østre (Bergen), Listening Biennial (Tóquio) e Taipei Biennial.